segunda-feira, 4 de julho de 2011

Motoclubes

Meus amigos pelas minhas viagens que faço por estas estradas a fora tenho reparado uma demanda muito grande de novos Motos Clubes, de certa forma fico feliz em ver que o motociclismo esta quebrando tabus e cada vez mais encontrando pessoas que passam a fazer parte deste mundo maravilhoso que é o motociclismo, mais por outro lado também me preocupa, preocupa pelo simples fato do nosso lendário motociclismo passar a ser apenas mais uma diversão para qualquer pessoa, não que qualquer pessoa não possa ser um membro de um MC.... Qualquer uma pessoa que tenha responsabilidade, compromisso com o motociclismo e com o seu Moto Clube.
Tenho observado que muitos Moto Clubes tem surgido a cada dia, alguns com nomes que realmente representa algo dentro do motociclismo e outros que me reservam comentários, eu sempre digo que existe dois tipos de pessoas que freqüentam os Moto Clubes, um tipo é aquele tipo que na época do evento de sua cidade se empolga e logo diz...vou comprar uma moto, ou que já tem a moto e diz vou entrar para o Moto Clube, dependendo do Moto Clube, ele entra, paga uma mensalidade todo mês, não participa de nada do seu Moto Clube não sabe se quer o que é o verdadeiro espírito de companheirismo e amizade que envolve o motociclismo, classifico estes como aqueles que gostam de motos, o outro tipo é aquele sujeito que já faz parte de um moto clube, ou que pretende entrar, e que vai esta sempre presente em suas reuniões, é um companheiro dentro e fora do MC, tem compromissos com o motociclismo, com seu Moto Clube e sempre estar na estrada fazendo o que mais gosta, viajando e encontrando os irmãos estradeiros, classifico este como um verdadeiro Motociclista.
Precisamos entender que um moto clube não é formado unicamente de motos e admiradores, mas sim, de motociclistas conscientes e responsáveis, dispostos a ajudar o seu irmão e desempenhar o seu papel dentro do motociclismo, um grande moto clube não é aquele no sentido de número de sócios, mas sim no sentido de qualidade, fico triste em ver pessoas que fazem parte de determinados Moto Clubes que ficam empinado suas motos, fazendo acrobacias em lugares que não tem segurança nem para ele nem para as pessoas que por ali estão passando, sem falar que muitas das vezes quando não causa um prejuízo nas pessoas acabam caindo por cima de outras motos que nada tem a ver com tal irresponsabilidade, isso não é ser motociclista e muito menos posso chamar tal grupo de Moto Clube, pois moto clube não isso, é sim uma reunião de amantes do motociclismo, e da paixão de rodar pelas estradas, com base no respeito, responsabilidade e amizade entre os associados e outros Moto Clubes.
Moto clube ao contrário do que os leigos e desinformados pensam não é um grupo de motociclistas que se reúnem para lazer e seus integrantes usam nas costas um brasão por estética! Moto clubes são associações baseadas na Irmandade e Tradição. Hoje em dia precisamos diferenciar um moto clube das centenas de grupos populares que existem.
Podemos citar como exemplo os "caçadores de troféus", ou seja, grupos ou pessoas que vestem colete e um brasão qualquer nas costas sem saber seu real significado apenas para conseguir lembranças em eventos. Hoje muita coisa anda desvirtuada, moto clubes são criados a revelia por pessoas que desconhecem a história e sequer sabem o significado de um brasão e muito menos seguem o princípio de irmandade.
Os moto clubes autênticos são forçados a criar campanhas para evitar abusos e coibir arruaceiros em seus eventos. Acontece que muita gente pensa que juntando alguns amigos e colocando um desenho bonito nas costas de cada um, com um nome qualquer já se possui um MC. Puro engano. É preciso, ainda, conquistar o respeito da comunidade motociclista organizada e demonstrar como, para que e de onde veio o grupo, o que leva algum tempo para isso, pelo menos perante os Moto Clubes sérios e tradicionais.
Vemos todos os dias, nos encontros, nas estradas, nos postos de combustíveis, muita gente com uma moto bonita, usando um colete sem sequer saber o porquê, não sabem se quer o comportamento adequado na condução da motocicleta para se evitar acidentes são coisas desconhecidas para a grande maioria dos integrantes dos Moto Clubes na atualidade.
Gostaria de lembrar que há pouco menos de cinco anos, os moto clubes brasileiros não passavam de 350, ao passo que hoje, pelo que se tem notícia, este número já ultrapassou a marca dos 3.500 ou mais em todo o Brasil. Acreditamos que já esta passando o momento de um movimento motociclista organizado em todo o Brasil se mobilizar no sentido de coibir o crescimento desordenado e até desrespeitoso dos moto clubes sem história, sem educação e sem conhecimento do que é o MOTOCICLISMO.
Portanto quero lembrar aos presidentes de Moto Clubes que prezem pela qualidade, não pela quantidade, porque o simples fato de se pagar uma mensalidade dentro de um Moto Clube não quer dizer que este Moto Clube tenha um motociclista, tem sim uma pessoa que gosta de moto, repito.....
O verdadeiro motociclista tem que ter compromissos com tudo que o motociclismo e os MOTO CLUBES tem em suas regras...........ta dado o recado!
Lennon- Cactus Moto Clube. Currais Novos RN. lennonrn@yahoo.com.br lennonrn@oi.com.br MSN: lennonrn@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário